O que são os Tipos de Ação?

Tipos de ação são os assuntos específicos a serem tratados no processo, seja ele administrativo, judicial ou consultoria e serviços.

Os Tipos de ação devem ser detalhados e com o maior número de possibilidades, visando esclarecer bem cada ação que está sendo ingressada. Mas tome cuidado, criar tipos de ações demais que serão feitas uma única pode gerar muita diversificação de ações e isso irá atrapalhar a análise de quanto cada tipo de ação pode render pro seu escritório. Alguns exemplos de tipos de ação são danos morais, indenizatória trabalhista reclamado, revisão de aposentadoria art. 29, etc.

Entretanto, todo tipo de ação deverá pertencer a algum Grupo de Ação, de forma a permitir que se estabeleça estatísticas comuns e procedimentos semelhantes no controle e acompanhamento dessas ações em cada fase processual.

Um exemplo prático para organizar os tipos de ação seria colocar o tipo de ação Revisão de aposentadoria no grupo de ação Previdenciário. E não faria sentido colocar o tipo de ação Revisão de aposentadoria no grupo de ação Trabalhista.

Pode-se cadastrar novos Tipos de Ação em dois locais:

  1. Acesso o Menu Configurações;
  2. Acesse a aba Tipos de Ação;
  3. Clique no botão verde Novo tipo de ação
  4. Adicione o Novo tipo de ação e Salve os dados.

ou

  1. No momento em que for cadastrar um processo;
  2. No campo Tipo de Ação.

Esse artigo foi útil?

Artigos Relacionados